sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Caráter e Integridade?




Você é uma pessoa de caráter? Você tem integridade?
Antes de você instintivamente responda SIM, pense na seguinte história. Eventualmente faço essas mesmas perguntas para um público de adultos os resultados são surpreendentes... Suponha que eu tenha 200 membros na audiência. Peço que as pessoas no meio da multidão levantem as mãos se acreditam ser uma pessoa de caráter. Imediatamente, 200 mãos se atiram para cima. Então eu digo: "Tudo bem, agora mantenha a sua mão se você está confortável em descrever publicamente seu conceito de caráter para todos aqui". Neste momento, algo surpreendente acontece... As mãos se abaixam imediatamente. Estranho? Quando pergunto sobre integridade, tenho os mesmos resultados.
Caráter e integridade, uma vez aplaudidos e respeitados, estão se tornando banalizados e desvalorizados a um ritmo alarmante. Estamos em uma ladeira escorregadia que está constantemente levando a sociedade a uma mudança de valores culturais.
Nos últimos anos, caráter e integridade estão ficando em segundo plano em muitas áreas do nosso mundo pós-moderno. Isto é evidenciado pela crescente atenção dada aos exemplos de mau caráter, ao contrário do bom.
Também podemos fazer um olhar para a reputação. Afinal de contas todo mundo tem uma, certo? Quanto tempo levaria para uma pessoa perder uma boa reputação? Estalar os dedos, e quão rápido isso pode acontecer. Muitos líderes estão buscando formas eficazes de fazer depósitos freqüentes na "conta da reputação”. Cada vez que um depósito é feito, o valor da liderança é maior. Quando alguém coloca uma fenda na sua couraça de caráter, é certo que isso vai causar problemas em um nível pessoal.
Então, quando se trata de caráter e integridade, que parte o papel de liderança terá na sua modelagem?
As pessoas a atingem a integridade quando habitualmente se esforçam para a prática das virtudes. Para atingir a integridade, todos nós temos que ser mais corajosos, compassivos, honestos, leais, pacientes, e fazê-lo mais vezes, tanto com nossas famílias, quanto na sala de aula com os nossos colegas ou clientes. A boa notícia é que a obtenção de integridade está sempre ao nosso alcance! Virtudes são desenvolvidas com a prática, assim que você começar a trabalhar!
Convido você a fazer um olhar mais introspectivo sobre a maneira de incorporar as virtudes em sua própria vida. Se você é uma “pedra”, faça um esforço concentrado para eliminar essa deficiência e se tornar mais sensível. Se você está de impaciente tente se esforçar para tornar-se mais paciente. Se você está desintegrado, integre-se...
Assim, se o líder está sentindo a influência do século 21 e o ponto de vista de que a ética e os valores não têm tanto peso, ele não está sozinho. Apenas lembre-se, quando caráter e integridade entram em jogo, alguém está olhando sempre e você vai ter que jogar!
Esse tema incentiva as pessoas de todas as idades a perseguir as coisas realmente importantes na vida, como integridade, sólidas relações pessoais e um senso de contentamento... E aí você levantou a mão ou não?