quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Novo Olhar ou Nova Mandinga...?


Diante de um momento de transição, ou de passagem, a chegada do Ano Novo nos lembra “Restauração”. Por isso é um momento assinalado por esperanças e expectativas, principalmente por causa daquilo que não foi suficiente, daquilo que não foi alcançado, dos fracassos e das perdas experimentadas diante do ano que termina.

Boa parte das pessoas não adota novas perspectivas e sim “mandingas”... Esse é o tempo das simpatias, bruxarias, mandingas, magias, sortilégios que “garantam” o encontro com as respostas sobre o que não deu certo até agora... É um período de sacralização da sorte no futuro... Todo mundo quer sorte no “recomeço”. Muita gente vai pular uma ondinha no mar ou vestir branco para dar “sorte”... Desejam a cada ano fazer dieta, fazer exercícios físicos, adquirir algum bem em especial, fazer uma viagem, fazer um novo curso, ganhar mais dinheiro... Mas o olhar não muda, é o velho jeito de sempre de olhar para tudo...

Entretanto, na maioria das vezes precisamos mudar apenas o olhar... Ou melhor, ver tudo a partir de um Novo Ponto de Vista. Um pastor amigo apresentou algumas perspectivas que gostaria de compartilhar com meus leitores para esse Novo Ano, ao meu modo: 1. Construa relacionamentos a partir do sentido sadio de comunhão e não de interesses pessoais. Viver voltado só para si mesmo resulta em um grande vazio existencial. 2. Preocupe-se mais com aquilo que você está se tornando, deseje ser ainda mais integro e virtuoso. Seus próximos passos são mais decisivos do que os que você deu até agora. 3. Transforme suas ações cotidianas em expressões de amor e liberdade. Só assim você vai dar valor às suas conquistas. Até mesmo as mais simples. 4. Ponha ordem em sua vida começando com o que pode aperfeiçoar o seu caráter. Seu mundo interior é muito mais complexo do que o espaço que você ocupa ou vai ocupar. 5. Deixe de viver tanto para seu espaço e passe a viver mais para o espaço do outro. É na abertura para o outro que você encontra melhores compreensões para seus próprios conflitos. Sempre há alguém em pior condição que a sua... 6. Valorize mais a gratidão que suas conquistas pessoais. Aceite que a vida é constituída mais de dádivas e oportunidades do que por nossa própria capacidade. Não se preocupe, alguém um dia vai valorizar sua ajuda se entender isso... 7. Cuide mais do seu caráter que de sua reputação. A única coisa que você vai levar consigo até a eternidade é o seu caráter. 8. Aproxime-se de Deus para servi-lo, não para usá-lo. Não faça barganha ou comércio com Deus... Deus subtrai. NAO TEM Contabilidade. Todo Perdão é um esquecimento. Não há nada que se possa fazer para que Deus o abençoe mais, ELE tem prazer nisso. 9. Reconheça que cuidar do corpo é cuidar da vida como um todo. O corpo é um presente que Deus te deu para cuidar. Sua vida tem mais a ver com a sua existência que com sua aparência. 10. Promova soluções em vez de fazer críticas e comparações. A melhor maneira de ser feliz é colocando a sua vida a serviço do outro. Críticas construtivas não existem... Recomende!

Assim, tenha uma ATITUDE diferente neste Novo Ano: MUDE O OLHAR! Vale lembrar o conselho da parte de Deus na pena do Profeta Isaías: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios nos lugares secos. (Isaías 43:18-19). Um Grande e Abençoado Novo Olhar para todos!