quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A Espiritualidade de Niemeyer


 
Muitos acreditam que os que se afirmam como “ateus” não possuem espiritualidade. Outros acreditam ainda que espiritualidade é coisa dos religiosos... Foi quando conheci a Catedral Metropolitana de Brasília que descobri que muitos desses ateus declarados têm uma espiritualidade por vezes mais madura do que outros tantos religiosos...

Além de uma estética singular proposta em seu momento histórico, aquela obra arquitetônica traduz em seu partido plástico a expressão da adoração ao Deus Criador tão bem representada em seu “Arvoramento ao Céu” ne expressão de sua estrutura, simbolizando a relação de adoração do fiel cristão diante do seu Deus.

É na experiência de um passeio que vai do pátio externo até chegar ao ambiente interno na Catedral, que se descobre um caminho litúrgico do encontro do ser humano com Deus, representado no espaço proposto pelo seu projeto. O fiel entra por um corredor estreito e escuro e, como que de repente, se depara com o ambiente da nave recheada de Luz por todos os lados.

Diz o autor da obra: “Na Catedral de Brasília, por exemplo, evitei as soluções usuais das velhas catedrais, sempre escuras, lembrando pecado. E, ao contrário, fiz escura a galeria de acesso à nave, e esta, toda iluminada, colorida, voltada com seus belos vitrais transparentes para os espaços infinitos”. Que Espiritualidade! Que mística!

Esse mesmo ateu nos deixou com seus 104 anos na quarta-feira, dia 05 de dezembro de 2012, sempre afirmou que não acreditava em uma Arquitetura “ideal”, “insubstituível”; somente em “boa” e “má” arquitetura. Afirmava gostar de Le Corbusier como de Mies Van der Rohe, de Picasso como de Matisse, de Machado de Assis como de Eça de Queirós. Esse é Oscar Niemeyer... Certa vez, quando o jornalista Geneton Moraes Neto perguntou como ele definiria a Vida Humana, em uma só palavra, a  resposta de Niemeyer foi: SOLIDARIEDADE.

Hoje quando penso no oficio de arquiteto não vejo só o profissional, mas vejo o ser humano que faz a Espiritualidade resultar em espaços físicos. Devo parte deste pensamento ao mestre Oscar. Por isso, se você for um ateu declarado, saiba que a sua espiritualidade pode ajudar o outro a mudar para melhor. Isso é uma Responsabilidade com a Solidariedade! Acredite. Não dá para fugir do Espiritual.

Disse Oscar: “A Solidariedade justifica o curto passeio da vida”. (...) “É tolice dizer que as coisas são imutáveis. Tudo pode ser mudado... Acho muito bom a pessoa se recolher e ficar pensando em si mesma, conversando com esse ser que tem dentro dela, que é nosso sósia, né? Eu converso com ele a vida inteira”...

Lembro do dia, na minha adolescência, em que passeava de carro pelas ruas do Recife com meu Pai (um comunista convicto naquela época), quando ele me perguntou: “Que vais querer ser?” Eu respondi: Arquiteto. Depois de alguns segundos de silêncio profundo, ele respondeu: “É... o “companheiro” Niemeyer é um dos grandes... Sábio...”.

Cri que foi aquela, a benção que recebi de meu pai... Fica o Meu Amém para meu Velho e Meu Obrigado a você Niemeyer! Bom descanso...