terça-feira, 13 de novembro de 2012

O Arcebispo de Cantuária agora é um CEO...



O novo Arcebispo de Cantuária (Líder Símbolo de Unidade da Igreja Anglicana no Mundo), Bispo Justin Welby, foi nomeado sexta-feira (09 de novembro), como o novo Arcebispo de Canterbury (Cantuária, em português), tornando-se o 105º. Primaz da Igreja da Inglaterra e líder espiritual dos quase 80 milhões de membros em toda a Comunhão Anglicana.

Um comunicado do primeiro-ministro britânico, David Cameron, confirmou a nomeação após dois dias de especulação. Welby, de 56 anos, sucede o Arcebispo Rowan Williams, que voltará para o meio acadêmico na Universidade de Cambridge no ano que vem. Williams mencionou uma famosa frase quando anunciou sua aposentadoria em março passado, dizendo que o seu sucessor deveria ter "um organismo de um boi na pele de um rinoceronte..."

Welby foi educado no Trinity College de Cambridge, passou 11 anos como um CEO (executivo) do ramo de petróleo, onde tornou-se tesoureiro do grupo para FTSE 100 de exploração de petróleo, da Enterprise Oil Plc, antes tomar a maior decisão de sua carreira e vida.

Como um executivo do petróleo estava ganhando um salário de seis dígitos em 1987, mas desistiu de estudar teologia na Cranmer Hall, em Durham, para ser um sacerdote anglicano. Formou-se em teologia, onde estudou de 1989 a 1992. A decisão de mudança de vida fora seguida de uma tragédia pessoal, em 1983, a sua filha de sete meses de idade, Johanna, morreria em um acidente de carro.

Mesmo durante o tempo que trabalhava como executivo, Welby já era um líder leigo no meio carismático evangélico da Paróquia Holy Trinity Brompton em Londres. O novo Líder Anglicano sai da ala de maior crescimento da Igreja da Inglaterra, o movimento evangélico que ajudou a moldar o cristianismo na Grã-Bretanha e em outras partes do mundo, com o popular programa bíblico conhecido como: Curso Alpha.

Mais tarde, depois de sua ordenação sacerdotal, se tornou um “pároco da aldeia”, perto de Nuneaton. Lá, Justin teve uma visão de prestar um serviço adequado a jovens e idosos, sempre muito divertido e muito vigoroso. Em 2002, se tornou Cônego na Catedral de Coventry (cidade da “Lady Godiva”). Depois de vários compromissos paroquiais se tornou o Deão da Catedral Anglicana de Liverpool em 2007, e foi sagrado Bispo da Diocese de Durham, em 2011. Com uma ascensão meteórica, Bispo Welby, com apenas 20 anos de ministério, chega a Arcebispo de Cantuária em 2012, surpreendendo muitos na Igreja da Inglaterra.

Além disso, mostrou em outros ministérios singular habilidade em administrar conflitos de várias naturezas, e é autor de livros sobre Gestão, Ética e Finanças, tais como: “Gerenciando a Igreja? - Ordem e Organização em uma Era de Secularismo”;Explorações na Ética financeira”; “Empresas podem pecar? – ‘Se’, ‘Como’ e ‘Quem’ é responsável na Organização”.

Diante da crise da voz do cristianismo ocidental, a Instituição Igreja com “I” maiúsculo, os Anglicanos parecem mais uma vez buscar a vanguarda das igrejas históricas... Seu líder agora é um Gestor Estratégico, além de um Pastor e Teólogo, um “Managing Director” conhecido por ser um líder visionário, extremamente astuto e estrategista, e que está preparado para assumir riscos... Que Deus nos ajude...