segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Não existe Lógica...

 





Muitas pessoas transferem a felicidade para marcos históricos que na vida podem ou não serem atingidos... Casar, ter filhos, comprar a casa própria, se aposentar são as metas dos que acreditam que lá está a felicidade. Da mesma forma, no ocidente também se desenvolveu a noção de carpe diem (aproveite o dia), que incita a desfrutar o “agora”; o já; o presente. Porém, não dá para viver o presente ignorando que o futuro virá. Foi assim que muitos impérios caíram... Sinal de decadência inclusive para o Império Romano.

Para tanto, pragmaticamente, podemos nos preparar para o futuro de duas formas: Escolhendo, ou acreditando no resultado do Acaso... No primeiro caso, ele não passa de um destino sobre o qual não temos qualquer controle, um mistério insondável sujeito aos desígnios da sorte ou do revés. No segundo caso, você precisa dar mais atenção a isso agora.

A Bíblia trata o futuro de duas formas: Escolhas e Promessas... A primeira, como resultado de nossas escolhas. Paulo afirma que tudo o que plantamos colhemos. “[...] o que o homem semear, isso também colherá.” (Gálatas 6.7.). A segunda, como resultado do Compromisso de Deus para com os que O amam. O profeta afirma que Deus tem planos de nos dar um futuro de paz e restaurar nossa esperança. “‘Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor,’ planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’.” (Jeremias 29.11.)

Escolhas ou Acaso... Escolhas ou Promessas... Qual a diferença então, entre o pragmatismo e a fé diante do futuro?

Prefiro apontar que para a teologia cristã, estas duas formas estão inter-relacionadas. Isso nos remete a duas capacidades que podemos desenvolver: Traçar OBJETIVOS e a de SONHAR. Quem não tem objetivos claros na vida e quem não desenvolve a capacidade de sonhar vive de forma insegura. Os objetivos apontam caminhos que podemos trilhar e os sonhos só existem quando acreditamos nos caminhos. É a lógica do futuro é simples: Ter a capacidade de investir tempo e trabalho na conquista de objetivos e na realização de ideais que sonhamos.

Martin Luther King Jr disse certa vez: “O homem é nada sem um sonho”. Eu completaria seu pensamento: O homem é nada sem um sonho, e sem objetivo também... Mas para Deus NÃO EXISTE LÓGICA!